sábado, 13 de maio de 2017

Um tempinho para si...

E aí, pessoal? Tudo bem? Espero muito que sim!

Nesse post eu vou falar de um assunto um tanto complicado e que me veio muito à tona ontem e hoje. Como vocês sabem, amanhã é dia das mães e, infelizmente, a minha se foi em 2014, portanto, vai ser outro dia das mães que vou passar sozinho. E é sobre isso que quero falar hoje: estar sozinho x ficar sozinho.

Bem, não sei se existe uma diferença gramatical entre ficar e estar, mas eu entendo da seguinte forma: dizer que está sozinho é algo temporário, não necessariamente estarei daqui a algumas horas ou daqui a alguns dias. Entretanto, para mim - não tenho certeza se para vocês também -, ficar sozinho seria como fazer algo sozinho é um pouco diferente, seria ficar sem outras pessoas, ou então, ficar por um longo período a sós.

Gostar de estar sozinho é algo que todos nós devemos aprender a fazer, pois, não é sempre que seus amigos irão sair com você, não é sempre que irão dormir na sua casa, não é sempre que irão conversar com você, portanto, aprender a estar a sós é necessário. Além disso, aprender a ter o seu tempo, ou melhor, um tempo para si mesmo, um tempo para que possa pensar na sua vida, refletir sobre tudo que fez ou fará; enfim, tirar umas horas para si é ótimo.

Se você não quer ficar deitado na cama pensando na vida, existem outras possibilidades, como por exemplo, sair, passear, caminhar, enfim, ver o mundo, mas tudo isso sozinho, porque vai estar tendo um tempo para si e isso vai lhe deixar mais à vontade consigo mesmo. Eu hoje, por exemplo, fui ao shopping sozinho, fui ao cinema e comi por lá mesmo, muitos me perguntaram: "mas vocês não chamou ninguém? Não é meio chato ir ao cinema sozinho?" e eu respondi que a princípio não, mas depois chamei algumas pessoas que se explicaram e tinham lá seus motivos para não irem, portanto, fui só mesmo. Esse tempo me ajudou a pensar sobre tudo.



Não podemos, porém, deixar que esse seu tempo consigo mesmo torne-se um tempo para ficar sozinho, para se isolar e não pensar em ninguém, não querer fazer nada. Ir ao cinema e se remoer pelo fato de ter que ir sozinho é ruim, não vai ajudar em nada. Só deixará você triste. E o intuito não é esse.

Agora, vamos à outra expressão: ficar sozinho. Para mim, esse termo passa a ideia de se encontrar a sós consigo mesmo por um longo tempo ou então, encontrar-se sozinho por raiva, tristeza ou desespero. Eu não gosto muito de falar que vou "ficar sozinho", porque passa essa ideia de algo nada temporário.

Quando você briga com alguém que gosta muito, quando você se sente de lado ou quando você está triste, o que você mais quer mesmo é ficar sozinho, quer um tempo para que possa pensar no que aconteceu e, às vezes, esse tempo é longo e pode durar dias, creio eu que aí se forma a tão conhecida mágoa, que é quando alguém lhe faz algo bem chato e você acaba remoendo isso por dias ou para sempre até. Eu não costuma guardar mágoas, mas existe uma linha separa a mágoa da lembrança: você pode ter se magoado por uns dias, mas a lembrança nunca irá embora. O jeito é não trazer aquilo à tona várias vezes, porque assim você estará oficialmente magoado e estaria alimentando esse sentimento ruim, o que não é nada bom!

A solidão é o sentimento vindo do "ficar sozinho", não é nada bom se sentir só, principalmente quando você deveria ou queria muito estar com seus amigos ou familiares, mas por algum motivo você não está. Existe uma frase muito legal que eu conheço que é: "quando estiver só, busque em você seu próprio amigo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário